FANDOM

A República Riograndense é um estado independente da América do Sul. Faz fronteira ao sul com o Uruguai, a Oeste com a Argentina e a norte com o Brasil. A leste do país fica o Oceano Atlântico.

Criada originalmente durante a Revolução Farroupilha, durou de 1835 a 1845, sendo a segunda mais exitosa revolução separatista contra o império, sendo a mais exitosa a Revolução Cisplatina, que deu independência ao Uruguai.

Atualmente a República Riograndense esta em exílio, e a totalidade de seu território faz parte do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. A restauração da república é uma pauta interessante na região, uma vez que diversas pessoas no estado acreditam que ele pode andar com suas próprias pernas com independência. Apesar disso, não existe um movimento forte e unificado de independência, sendo este, fragmentado e fraco.

A restauração da independência esbarra também, na constituição brasileira, que prevê que o estado brasileiro é "formado pela união indissolúvel de estados e municípios", muito embora o Brasil tenha ratificado a Carta da ONU, que prevê o direito de Autodeterminação de Povos.

Tópicos:

Também no FANDOM

Wiki aleatória